Visita Pastoral - Scalabrinianas pedem maior atenção aos imigrantes




POR ROSINHA MARTINS

DE JUNDIAÍ-SP

Em visita pastoral missionária à Paróquia Sagrado Coração, do  bairro da Colônia, em Jundiaí,   dom Vicente Costa visitou Casa das Irmãs Scalabrinianas. Um dos temas tratados foi a imigração de haitianos para a diocese.

O encontro teve início com a Celebração Eucarística na Capela da Acolhida da casa de repouso das missionárias de São Carlos seguida de um momento de conversa informal no qual dom Vicente incentivou as Irmãs idosas as caminhar com fé, não obstante as consequências da idade já avançada. “Ofereçam o seu sacrifício do dia-a-dia pela Igreja, pelo Santo Padre o Papa Francisco que é vítima de perseguições por propor uma reforma da Igreja e associem seus sacrifícios aos sacrifícios de Jesus que ofereceu sua vida por nós.”

Na ocasião, ofereceu também, oportunidade de perguntas e dúvidas. Algumas Irmãs questionaram o bispo sobre o tipo de trabalho que a diocese, como tal, tem realizado em prol dos imigrantes e se este fenômeno lhe causa preocupação. Dom Vicente disse que “de fato não há nenhum trabalho em nível de diocese, mas está de acordo que é preciso organizá-lo.” Dom Vicente falou, ainda, das  três alegrias que lhe causam a paróquia do Sagrado Coração: "A festa italiana, as missões populares e os imigrantes haitianos."

Incidência pastoral

As colocações das Scalabrinianas parecem ter incidido positivamente nas preocupações pastorais de dom Vicente. Em seguida do encontro com as Irmãs, ele se dirigiu para a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, dos Scalabrinianos, no bairro da Colônia, para a reunião do Conselho Pastoral de Ação Evangelizadora (CPAE), onde  pediu maior atenção para com os imigrantes haitianos, que são a maioria, e outros que chegam na diocese. "...Precisamos nos preocupar em criar pastorais migratórias nas paróquias para facilitar o acesso dos haitianos, pois muitos deles tem um custo financeiro alto de transporte para vir ao CESPROM, na Colônia", enfatizou, dirigindo-se ao responsável pelas pastorais em  âmbito diocesano, padre Leandro Megeto.

Participaram da missa com Vicente da Costa, as três comunidades do complexo das Scalabrinianas da Colônia e as Irmãs de outras comunidades que estavam em retiro. Dom Vicente aproveitou a oportunidade para falar aos membros da Cáritas Nacional que estavam em Assembleia no São Carlos Eventos – casa de encontros das Irmãs Scalabrinianas.

Veja imagens da visita





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco