“É preciso ressignificar a caminhada para dialogar com as questões emergentes hoje”, afirma Teóloga




POR ROSINHA MARTINS

DE JUNDIAÍ-SP

 

A expressão é da teóloga, dra. Maria Helena Morra, da Congregação das Irmãs do Coração de Maria que assessorou nos últimos dias 9 e 10 o encontro do Governo Geral e Provinciais das Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, que acontece em Jundiaí-SP e reúne Irmãs das regiões do Brasil, Filipinas, EUA e Itália.

As Irmãs estão reunidas até o próximo dia 14, para dar continuidade ao processo de reestruturação da Congregação para melhor responder às demandas do mundo atual onde os seres humanos vivem em constantes  deslocamentos.

Para Irmã Maria Helena o tempo é propício para a revitalização dos carismas, da missão e do resgate da centralidade de Jesus Cristo. “Isto porque a dinâmica do mundo contemporâneo é outra, o que nos leva a nos ajustarmos às suas exigências”, afirma.

Ainda segundo Morra, como em tempos de Vaticano II, a Vida Consagrada é chamada a olhar a sua origem, sua história e ressignificar a sua caminhada. “Dialogar com questões emergentes do mundo de hoje, reformular a vivencia dos votos num mundo que demarca a o exercício da autonomia, descobrir como administrar autonomia com interdependência, como tornar mais leves as estruturas são pontos a considerar”.

Três pontos indispensáveis para uma reorganização ou reestruturação dar certo, de acordo com Maria Helena: a flexibilidade paradigmática, que quer dizer a mudança do nosso olhar, do foco, dar visibilidade à experiência fundante de Deus e a dinamização da missão. “A situação dos migrantes e refugiados clama às Scalabrinianas uma ressignificação do Carisma”, assegura.

 

 

                                                                              





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco