Congregação

A Igreja Católica Apostólica Romana, Mãe e Mestra da humanidade peregrina, reconheceu a Congregação, em 1934, como Instituto de Direito Pontifício e aprovou definitivamente suas Constituições em 1948, solidificando assim a existência da Congregação MSCS para que continue exercendo a missão que lhe é específica.

A Congregação MSCS tem como finalidade própria o serviço evangélico e missionário aos migrantes, preferencialmente os mais necessitados. Conta com 780 membros, 6 províncias, 160 comunidades distribuídas em 27 países de quatro continentes. Serve os migrantes e refugiados através da catequese, da educação cristã, do serviço social, da assistência à saúde e dos centros de estudos. É governada por uma superiora geral coadjuvada por quatro conselheiras, sua principal missão é animar o instituto à fidelidade ao Carisma Scalabriniano (de serviço ao migrante) e promover a unidade congregacional. A atual Superiora Geral é a Reverendíssima Irmã Neusa de Fátima Mariano.


Para aprofundar mais seus conhecimentos sobre nossa Congregação é bom você conhecer algo sobre o Fundador Beato João Batista Scalabrini, os co-Fundadores Servos de Deus José Marchetti e Assunta Marchetti, bem como o Patrono da Congregação São Carlos Borromeo e mais adiante fazer uma leitura orante da Traditio Scalabriniana MSCS e da Síntese Histórica do Instituto.


Carisma

O Carisma Scalabriniano é um DOM que nos torna capazes de amar o conterrâneo no estrangeiro e o estrangeiro, na nossa pátria. Este dom foi dado por Deus à Igreja através do Bem-aventurado João Batista Scalabrini, Bispo de Piacenza que junto com os Servos de Deus José Marchetti e Assunta Marchetti, fundou a Congregação das Irmãs MSCS, num momento privilegiado de sua vida, na segunda metade do século XIX. Sua fidelidade foi fecunda em obras de promoção humana, de caridade e de assistência aos emigrantes.


Espiritualidade

O que define a espiritualidade de uma Congregação é o "modus vivendi" do grupo. A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo tem como co-Fundador o jovem Padre José Marchetti, 27, que encarnando o carisma scalabriniano vivenciou-o de modo heróico, no exterior junto aos imigrantes. Seu ardor missionário o fez capaz de chamar, organizar, preparar e conduzir o grupo pioneiro: Carolina Marchetti, Assunta Marchetti, Ângela Larini e Maria Franceschini que corajosas e dóceis ao chamado à missionariedade, aprenderam no dia a dia a "serem migrantes com os migrantes", em vista da expansão do Reino no mundo da mobilidade humana. Estavam iniciando um novo jeito de caminhar em direção ao Pai.





Per Educatrice, accogliere i minori immigrati é vivere la fraternità nella diversità

“Ora sta nascendo un fiore in piu’" spiega Elena, "cioe’la presenza delle suore missionarie Scalabriniane...






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco