Juniorato

Destinatárias são as Irmãs que emitiram a primeira profissão dos votos religiosos no Instituto e que assumem a responsabilidade, durante o período do juniorato, de aprofundar a própria formação em vista da profissão dos votos perpétuos.

 

O juniorato corresponde ao período dos votos temporários e é parte integrante do processo formativo iniciado no pré-noviciado, culmina na profissão dos votos perpétuos e continua na formação permanente. É um período importante, dedicado à maturação vocacional e à preparação aos votos perpétuos, mediante experiência de vida fraterna em comunidade, preparação teológica e complementação da formação scalabriniana.

 

São finalidades do juniorato:

 

• possibilitar à Irmã Juniorista a consolidação da opção vocacional, mediante aprofundamento, vivência e verificação em experiências da vida quotidiana para dar uma resposta definitiva a Deus no Instituto mscs e cumprir com fidelidade criativa a missão própria;

 

• possibilitar ao Instituto a verificação da idoneidade da Juniorista para a renovação dos votos temporários e de modo particular, para a emissão dos votos perpétuos.

 

O juniorato tem a duração de cinco anos. Nos primeiros dois anos as Junioristas integram diferentes comunidades da respectiva Província e nos três anos sucessivos integram a comunidade do Juniorato, em âmbito de Instituto.

Os conteúdos formativos do juniorato são subdivididos em cinco partes, uma para cada ano. Além do desenvolvimento da formação específica, a Juniorista frequenta um biênio de filosofia e nos três últimos anos estuda para conseguir o bacharelado em teologia. Para os cursos de filosofia e de teologia segue-se o ano letivo do país onde se situa o juniorato.

 

A formação específica é desenvolvida em períodos intensivos programados ao longo de cada ano, cuja organização está a cargo da responsável do juniorato.

 

A formação teórica é intercalada com períodos de estágio e atividades pastorais específicas, de preferência, realizados em contextos de mobilidade humana.

 

Durante todo o período do juniorato a Irmã é acompanhada pela responsável do juniorato, seja em âmbito de Província, como em âmbito de Instituto.




SOS Moroso: adolescente di sedici anni aiuta i refugiati

Nello showroom dell'azienda il progetto Save Our Souls, un rifugio ideato da uno studente di sedici anni, fatto con 52 giubbotti dei profughi sbarcati sulle coste greche






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco