Rede de Educação Scalabriniana Integrada

A integração das escolas, através da “Rede de Educação Scalabriniana Integrada” (REDE ESI), nos dá a possibilidade de concretizar a educação na linearidade scalabriniana, identificando a sua peculiaridade naquilo que estimula os próprios valores. Além do conteúdo acadêmico próprio de cada etapa, a REDE ESI valoriza a construção de saberes conscientes sobre problemas do mundo, sensíveis aos valores humanos, de forma crítica e solidária. É uma proposta de educação, a partir do sonho de Dom Scalabrini, Pe. Marchetti e Madre Assunta que vislumbraram na educação uma das maiores possibilidades de promoção humana e desenvolvimento da cultura, compreensão do outro e de si mesmo. 
 
As escolas Scalabrinianas são centros geradores de cultura e, na sua dinâmica pedagógica, buscam produzir conhecimento que promovam a vida e atitudes de respeito em relação aos seus semelhantes. Por isso, os conteúdos do currículo escolar são ricos de elementos que orientam o educando ao amor em relação a Deus e aos irmãos. 


 
Os valores da acolhida, solidariedade, honestidade, cooperação, justiça, fé, universalidade, esperança, itinerância e comunhão na adversidade são os que permeiam o trabalho pedagógico realizado pelos nossos educadores. Podemos dizer que, a educação scalabriniana é um laboratório de convivência fraterna, de construção do conhecimento e de elaboração de pensamento.
 
O grande desafio aos educadores Scalabrinianos é aquele de dinamizar na unidade a verdadeira acolhida, aquela que promove a serena convivência entre os educadores, entusiasmando-lhes a encontrar o outro, embora diversos nas suas diferentes manifestações étnicas, culturais, sociais, religiosas e econômicas. Estas diferenças trazem consigo, de fato, a revelação do mistério de Deus, concretizada na pessoa de Jesus Cristo. A acolhida, sempre na ótima Scalabriniana, pressupõe dar espaço ao outro, a fim de que se possa caminhar lado a lado, empenhando-se juntos para a solução dos problemas da humanidade, devolvendo a cultura da paz, da tolerância, aprendendo as normas da boa convivência, harmonizando as diferenças num processo de verdadeira liberdade.




Per Educatrice, accogliere i minori immigrati é vivere la fraternità nella diversità

“Ora sta nascendo un fiore in piu’" spiega Elena, "cioe’la presenza delle suore missionarie Scalabriniane...






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco