Santa Casa de Misericórdia

As Irmãs Scalabrinianas exercem seu apostolado missionário em Monte Alto desde a fundação da Santa Casa de Misericórdia, quando a Superiora Geral da época atendeu ao pedido feito pelo Dr. Raul da Rocha Medeiros, responsável pela fundação do hospital. Madre Assunta Marchetti foi a primeira missionária a trabalhar no hospital, coordenando os trabalhos de enfermagem e de pastoral da saúde. Ela chegou à cidade, no dia 14 de maio de 1924, juntamente com as Irmãs: Afonsina Salvador, Juliana Mugnol e Francisca Mugnol.





Foram apenas dois anos que Madre Assunta esteve presente na Santa Casa. Mas este tempo participou intensamente da vida do hospital, como superiora e enfermeira, dedicando-se totalmente a sanar as dores dos enfermos mais carentes e necessitados. Foi ela que realizou o primeiro parto da Santa Casa, no dia vinte e sete de novembro, quando nasceu a menina Isabel Toninatto Zaniboni, hoje grande colaboradora das obras sociais da Santa Casa e admiradora do testemunho de Madre Assunta.



Ainda hoje a história missionária da Venerável Madre Assunta Marchetti é recordada com carinho pelo povo das Paróquias e da Diocese de Jaboticabal que, com gratidão reconhecem o valor de seu testemunho de vida e de suas virtudes heroicas vividas na cidade.



Sua presença Missionária deixou marcas indeléveis para todos os cristãos de Monte Alto. Ainda hoje encontramos enraizados na fé do povo, a gratidão por esta mulher, que deixando sua pátria, se fez brasileira de coração e paulista por opção, para estar ao lado dos migrantes mais pobres e necessitados desta cidade. Ela teve sempre um olhar humanizado para o serviço da saúde, foi defensora da vida e do direito de todos os migrantes, e deixou fluir através de suas mãos, pés e coração muito amor, simplicidade, bondade e esperança para resolver cada situação que se apresentava e, acolher as pessoas que encontrava. Hoje, o povo que encontrou nela a figura de mãe, irmã e amiga continua vendo-a como sua intercessora junto a Deus, através do poder da oração, e muitos esperam realizar o grande sonho de vê-la, em breve, beatifica pela Igreja.



Durante quase, um século de doação e sem interrupção, deram continuidade ao trabalho de Madre Assunta, as 85 Irmãs Scalabrinianas que passaram pela Santa Casa nestes longos anos de presença em Monte Alto.

Atualmente, a presença atuante das Irmãs Scalabrinianas na coordenação da enfermagem, no atendimento aos doentes, na orientação e capacitação das gestantes, no programa de aleitamento materno, na capacitação dos leigos para evangelização específica com os migrantes nas paróquias, continua a refletir a luz e a ação carismática scalabriniana no jeito de ser e acolher, na forma de viver e anunciar, na defesa dos direitos e da promoção da dignidade da pessoa humana, valores legados por Madre Assunta, que o povo acolhe e alegra demonstrando gratidão a Deus pelas graças que têm alcançado pela sua intercessão.


As religiosas de hoje exercem seu apostolado dividindo sua ação missionária entre atividades internas na Santa Casa e atividades externas nas paróquias e na Diocese. No hospital além do serviço de chefia de enfermagem e assistência aos enfermos, elas acolhem e orientam espiritualmente aos doentes. Nas comunidades das Paróquias e na Diocese elas também assumem atividades apostólicas como: o exercício do Ministério da Palavra, o Ministério da Eucaristia, Catequese, Pastoral da Saúde, no Serviço de Animação Vocacional e no Conselho Diocesano e Paroquial da Pastoral. O testemunho das Irmãs que ali atuam, continua revelando a presença amorosa e materna de Deus no meio de seu povo.

    




SOS Moroso: adolescente di sedici anni aiuta i refugiati

Nello showroom dell'azienda il progetto Save Our Souls, un rifugio ideato da uno studente di sedici anni, fatto con 52 giubbotti dei profughi sbarcati sulle coste greche






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco