Beato Scalabrini

Fundador da Congregação  

O bem-aventurado João Batista Scalabrini, foi Bispo de Piacenza de 1876 a 1905. Fundou a Congregação dos Religiosos Missionários Scalabrinianos em 28 de novembro de 1887, e com a colaboração dos Servos de Deus Padre José Marchetti e Madre Assunta Marchetti fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, dia 25 de outubro de 1895, para serem migrantes com os migrantes. Ele inspirou também a fundação das Missionárias Scalabrinianas Seculares, bem como, a criação do Movimento dos Leigos Missionários Scalabrinianos.

O carisma scalabriniano aponta para o mundo da mobilidade humana. É importante saber como as migrações internacionais hoje, afetam todas as áreas geográficas do mundo, envolvem cerca de 200 milhões de pessoas e 20 milhões de refugiados e prófugos. Entre os principias desafios recordamos os seguintes: conhecer e estudar as causas das migrações e colaborar para sua eliminação; partilhar alegrias e sofrimentos dos emigrantes e acompanhar de perto sua caminhada migratória; assumir o diálogo intercultural como elemento indispensável de conhecimento e encontro com os emigrantes; preparar adequadamente as religiosas e programar escolhas pastorais específicas; privilegiar um acompanhamento pastoral integral dos migrantes em todos os âmbitos; viver, em nível pessoal e comunitário, a consagração como uma nova maneira de ser em missão: disponibilidade à mudança, aceitação da diversidade, atenção aos sinais dos tempos que se manifestam nas migrações, coragem para denunciar as violências e anunciar o caminho da comunhão.



Per Educatrice, accogliere i minori immigrati é vivere la fraternità nella diversità

“Ora sta nascendo un fiore in piu’" spiega Elena, "cioe’la presenza delle suore missionarie Scalabriniane...






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco