Madre Assunta

Protagonismo e Humildade

Com frequência escuta-se falar sobre o protagonismo da mulher na sociedade, mas não raramente, ainda hoje, temas como este costuma surpreender, empolgar e causar tantas outras reações. Certamente a mulher tem conquistado um espaço significativo na sociedade, todavia este não é um fato inédito. Focalizando o olhar nas Sagradas escrituras, encontramos mulheres corajosas que com seu protagonismo e profetismo marcaram significativamente a história política, social e religiosa, colaborando efetivamente no Projeto Salvífico de Deus.

Madre Assunta foi uma dessas mulheres atemporais que, no seu silêncio deixou marcas de uma fecundidade espiritual e carismática fundamentada na fé e na esperança. Certamente o mundo não seria o mesmo sem que ela por aqui passasse. Madre Assunta não foi uma revolucionária, nem feminista, não pertencia nem defendia ideologias partidárias, mas com sua vida fez a diferença na vida de muitas pessoas marcadas pelas feridas da migração. 
“amando a Deus sobre todas as coisas é possível doar-se incondicionalmente ao irmão” (M. Assunta)
O Testemunho de Madre Assunta ainda hoje impressiona e questiona as nossas ações, não por atos extraordinários de contemplações, êxtases ou arrebatamentos espirituais, mas sim por realizar de modo extraordinário o que de mais simples se pode fazer, ou seja, acolher uma criança, limpar-lhe o corpo, cozinhar, cuidar de um doente, confiar na providência, acolher a rejeição, colocar o outro sempre em primeiro lugar, enfim se poderia elencar inúmeras virtudes desta camponesa que se fez serva de Deus e dos órfãos migrantes no exterior, virtudes que lhe deram o título de mãe dos órfãos.

“Não se pode fazer o bem ao próximo se não tivermos caridade entre nós” (M. Assunta)

Se Madre Assunta disse que para ser uma Missionária de São Carlos era preciso ser como um tapetinho, não há dúvidas de que ela falava de si mesma e, neste sentido, ela é para a Irmã Missionária Scalabriniana mestra de vida, ensinando-nos o valor do silêncio e do serviço, fundamentados numa fé amadurecida ao longo do caminho, com suas devidas pedras e pesos.... Daí poderíamos pensar: se os caminhos falassem, o que diriam aqueles que ligam os orfanatos de Vila Prudente ao Ipiranga?

“Caminha sempre adiante, por maiores que sejam as dificuldades” (M. Assunta)

Neste dia em que fazemos memória de tão preciosa flor, que há 51 anos foi transplantada para o jardim celeste, procuremos nos fatos de sua vida conservar tão agradável fragrância de Deus, que com suavidade difundiu o ardor divino nos porões da humanidade. Foi ela quem deu o primeiro passo, o sim decisivo, dando expressões femininas ao Carisma Scalabriniano, o qual nos congrega como missionárias pelos migrantes, contando com 113 anos de ação evangélica e missionária.
“Dio vede, Dio provede”

Que Madre Assunta interceda por cada Irmã MSCS em sua missão e seja para nós, espelho de Mulher Consagrada e de Missionária Scalabrinina.

“Coloquemo-nos nas mãos de Deus e façamos a sua vontade!” (M. Assunta)





Per Educatrice, accogliere i minori immigrati é vivere la fraternità nella diversità

“Ora sta nascendo un fiore in piu’" spiega Elena, "cioe’la presenza delle suore missionarie Scalabriniane...






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco